banneesporte

BARREIRAS-BA: Governador Rui Costa agradece ao Deputado Tito emenda de 8 milhões de reais para a área da saúde.

0

Deputado Tito destina 8 milhões de reais em emendas para a saúde da Bahia

A partir desta segunda-feira (10) com a inauguração da Policlínica Regional de Saúde, instalada em Barreiras, moradores de 20 municípios terão acesso aos serviços deste equipamento. Esta é a 16ª unidade inaugurada pelo Governo do Estado, com custo total de R$ 27 milhões. Com mais esta Policlínica, agora já são 305 municípios baianos com cobertura deste tipo de unidade de saúde.

Os cerca de 550 mil moradores de Barreiras, Angical, Baianópolis, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley terão à disposição consultas médicas em diversas especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

A policlínica, que terá 106 profissionais, também oferecerá diversos exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

O Governador Rui Costa elogiou o Deputado Federal Tito pelo belo trabalho que vem desempenhando para todo o Oeste baiano e agradeceu pela liberação de uma emenda de (8) oito milhões de reais destinada a saúde, e que parte desses recursos será para a compra de uma unidade móvel, tipo carreta, com vários equipamentos de saúde para atender todas as mulheres do Oeste com exames preventivos.

A gestão da policlínica será realizada em parceria entre Governo do Estado e os municípios que integram o Consórcio de Saúde do Oeste Baiano. Os municípios cobrem 60% dos custos de operação, sendo que o valor é dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada um deles, e o Estado fica responsável pelos 40% restantes.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o conceito dos consórcios regionais tem mudado a maneira de enxergar o sistema de saúde estadual. “Estamos consolidando esse modelo vitorioso, que tem se tornado cada vez mais uma referência de sucesso em todo o Brasil. É referência porque muda o paradigma entre os municípios, diminui os atritos e cria uma nova visão do sistema de saúde, em que todos se sentem parte do processo”, disse.

*Policlínicas Regionais*

Quinze Policlínicas Regionais de Saúde já estão em funcionamento na Bahia. As unidades oferecem atendimentos a cidadãos das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna, Jacobina, Senhor do Bonfim, Simões Filho. Outras três policlínicas estão em construção nos municípios de Salvador (duas unidades) e São Francisco do Conde. Também já foram dadas ordens para licitação para construção de outras cinco policlínicas nos municípios de Itaberaba, Brumado, Eunápolis, Ribeira do Pombal e Serrinha.

*Novos leitos no Hospital do Oeste*

Também em Barreiras foi entregue a primeira etapa da ampliação do Hospital do Oeste (HO). Foram construídos dois blocos de enfermarias com internação de adulto com 62 leitos, sendo um deles de isolamento.

 

 

Blog/Cebolinha Notícias
Repórter/ Cebolinha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.