banneesporte

A partir de julho Conta de luz vai ficar mais cara na Bahia.

0

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste de mais de 4% para consumidores atendidos pela Coelba

A conta de luz vai ficar mais cara na Bahia a partir de 1º de julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste de mais de 4% para consumidores atendidos pela Coelba.

O reajuste na tarifa do Estado acontece todos os anos em abril, mas, por conta da pandemia do coronavírus, foi adiado para julho.

Assim, as contas de luz de residências e pequenos comércios (baixa tensão) vão ter um aumento de 4,32% na tarifa, enquanto para fábricas (alta tensão), por exemplo, o reajuste será de 5,38%.

Alternativa de economia
Em situações de crise econômica, economizar na conta de luz é fundamental. Principalmente, quando as tarifas têm reajustes anuais.

Economizar energia não significa somente desligar luzes ou equipamentos. A maior economia muitas vezes pode vir de um ajuste tarifário”, explicou o CEO da empresa, Pedro Rio.

Pensando nisso, a Clarke disponibilizou um diagnóstico simples e gratuito: a partir do dia 02 de junho, para toda a Bahia, a Clarke Energia vai disponibilizar seu aplicativo gratuito por meio da Google Play e da Apple Store. Dentro do app, será possível pagar as contas de luz com maior facilidade, realizar testes para encontrar economia, como o teste da Tarifa Branca e o teste da Energia Solar, além de tirar dúvidas com um consultor especializado.

Caso não queira esperar pelo lançamento, o empresário também pode simular a viabilidade da Tarifa Branca (clique aqui) e descobrir rapidamente o potencial de economia do seu negócio.

“Entender a conta de luz muitas vezes é uma tarefa complexa, mas quando você entende consegue economizar bastante dinheiro.”, completou, Rio.

Dicas de como economizar na conta de luz

1 Tenha uma gestão inteligente de energia

Com um suporte de um consultor de energia, é possível traçar estratégias para acompanhar seu consumo de energia. Para contas de luz acima de R$ 2.000,00/mensais, muitas vezes a utilização de medidores inteligente de energia são altamente recomendados. Por meio deles ou apenas com um acompanhamento de um especialista, é possível traçar estratégias de economia, identificar oportunidades de eficiência energética ou simular novas tarifas de energia como a Tarifa Branca.

2 Cuidado com os equipamentos antigos na sua empresa. Em especial aqueles que alteram a temperatura

Para começo de conversa, é preciso saber que os “vilões” da conta de luz geralmente estão associados às mudanças de temperatura, seja para o calor ou para o frio.

Você tem ar-condicionado, forno elétrico, câmara fria, freezer, geladeira, aquecedor ou algo semelhante? Fique atento se está usando esses equipamentos de forma correta, avalie o isolamento térmico, a utilização adequada (evite colocar na potência máxima desde o primeiro momento que ligou), dentre outros fatores.

3 Estude a viabilidade de energia solar

Instalar um sistema de geração distribuída por meio da energia solar ainda é uma estratégia super interessante para algumas empresas. Para isso, avalie se terá um imóvel por muitos anos e se possui dinheiro disponível para realizar o investimento, que pode ser alto. Caso as respostas sejam positivas, é possível que esse seja um bom caminho.

Fique atento, esse é um ótimo momento para nos preocuparmos com a conta de luz.

 

 

Fonte/ Fala Barreiras

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.