banneesporte

Criança de 2 anos está entre as 12 novas pessoas com a COVID em Barreiras.

0

A secretaria da saúde de Barreiras através do seu boletim diário que 12 novos casos testaram positivo. São 4 homens  com idades entre 13 a 45 anos e 8 mulheres com idades entre 2 a 73.  Os 11  casos foram detectados através de Teste Rápido e 1  através de RT-PCR, sendo 08  contatos com casos confirmados de Barreiras, 1 contato com caso confirmado de Luís Eduardo Magalhães e 3 que tiveram sintomas casuais.

Criança de  2 anos está entre os casos positivos

Dentre os casos confirmados teve uma menina de 2 anos  com testagem positiva para COVID-19. Esse é o segundo caso na região de crianças que testam positivo entre as cidades de Barreiras e de Luís Eduardo. O caso de LEM é de um menino de 8 anos que contraiu a doença de um caso positivo de Barreiras. Segundo os especialistas crianças não tem sintomas graves da COVID-19 mas acabam sendo grandes vetores da doença para pessoas do grupo de risco.

Entenda por que os casos Notificados tendem aumentar 

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informou hoje uma mudança no registro dos casos.  O informativo segue :

Segundo as orientações do Ofício Circular nº 009/2020, emitido pelo Comitê Gestor Regional de Enfrentamento à Covid-19 na última quarta-feira (27), “que estabelece a necessidade de padronização das informações repassadas pelos Boletins Epidemiológicos diários”, o Boletim da Secretaria de Saúde de Barreiras a partir desta sexta-feira (29), passa a trazer a apresentação dos dados, de acordo com o quantitativo no e-SUS Vigilância Epidemiológica (e-Sus VE), considerando os seguintes itens:

CASOS NOTIFICADOS – pessoas que apresentam sinais e sintomas de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde, Notas Técnicas SESAB e foram notificadas no e-SUS VE.

CASOS CONFIRMADOS – pessoas confirmadas por RT PCR, Teste Rápido e Critério Epidemiológico para Covid-19.

CASOS DESCARTADOS – Pessoas que testaram negativo para Covid-19.

CASOS EM MONITORAMENTO – Pessoas em isolamento domiciliar com sintomas ou não, sem exigências de notificação, ou aguardando para coleta de exames.

CASOS INTERNADOS – Pessoas ainda doentes e em internação hospitalar.

ÓBITOS – Pessoas que evoluíram para óbito após confirmação do diagnóstico e/ou investigação, se necessário.

A Secretaria de Saúde esclarece que todos os casos de Síndrome Gripal (SG) que foram notificados desde o início da pandemia no município, passam a ser incluídos no rol dos CASOS NOTIFICADOS, de maneira cumulativa, justificando assim um número elevado de casos nesse item.

O novo quadro dos casos de Barreiras 

65 Casos confirmados

23 casos curados

0 óbitos

2 casos com internamento hospitalar

40 casos em isolamento domiciliar com sintomas leves

98 casos notificados e aguardando resultado

422 casos descartados

1561 casos notificados com síndrome gripal

Boletim Informativo da Prefeitura de Barreiras na íntegra

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município de acordo com os quantitativos no e-SUS Vigilância Epidemiológica (e-Sus VE). Hoje foram identificados 43 (quarenta e três) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Tratam-se de 09 pessoas do sexo feminino, com idades entre 15 e 52 anos e 34 pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 60 anos.

Informa ainda que dos 64 (sessenta e quatro) casos suspeitos que aguardavam resultados, 20 (vinte) foram concluídos, sendo que 08 (oito) testaram negativo e 12 (doze) testaram positivo. Os casos que testaram negativo referem-se a 06 (seis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 24 e 43 anos e 02 (duas) pessoas do sexo feminino, com idades entre 30 e 55 anos.

Já os 12 (doze) casos que testaram positivo, tratam-se de 04 (quatro) pessoas do sexo masculino, sintomáticos, com idades entre 13 a 45 anos e 08 (oito) pessoas do sexo feminino, com idades entre 02 a 73 anos.

Destes 12 (doze) casos, 11 (onze) foram detectados através de Teste Rápido e 01 (um) através de RT-PCR, sendo 08 (oito) contatos com casos confirmados de Barreiras, 01 (um) contato com caso confirmado de Luís Eduardo Magalhães e 03 (três), sintomáticos.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 65 (sessenta e cinco) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 23 (vinte e três) estão recuperados, 40 (quarenta) estão em isolamento domiciliar, 02 (dois) internados e o município não registra nenhum óbito. Já os casos que aguardam resultado somam 98 (noventa e oito).

Barreiras contabiliza hoje 1.561 (um mil quinhentos e sessenta e um) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS UV foi em 26 de março de 2020. E 422 (quatrocentos e vinte e dois) casos descartados, cujos resultados foram negativos.

A Secretaria de Saúde esclarece que todos os casos de Síndrome Gripal (SG) que foram notificados desde o início da pandemia no município, passam a ser incluídos no rol dos CASOS NOTIFICADOS, de maneira cumulativa, justificando assim um número elevado de casos nesse item.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 29 de maio de 2020.

 

 

Blog/ Cebolinha Noticias
Fonte/Secretário Municipal de Saúde

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.