O atendimento médico no Brasil vive atualmente uma infame contradição: embora se formem cada vez mais profissionais por ano, a saúde pública ainda carece de atendentes -principalmente em hospitais públicos do interior.
Nacionalmente, a média é de 2,18 médicos para cada mil habitantes, o que cumpre a recomendação da Organização Mundial de Saúde (1 atendente por 1.000 habitantes). Contudo, essa razão difere muito entre capital e outros municípios de um mesmo Estado.
O Hospital Municipal Gilvan Wanderley de Farias na Cidade de Serra do Ramalho no Oeste da Bahia, está defasado. A unidade que deveria funcionar com mais eficiência aos atendimento médico, distribuição de medicamentos como Benzetacil, não está prestando esses serviços, populares afirmam que por diversas vezes tiveram que comprar e pagar do próprio bolso esse tipo de medicamento.
De acordo com moradores e o Vereador Julin Réis, nem sempre o posto está disponível para atender à população.
Informações obtidas pela equipe do Blog Cebolinha Notícias, é que há mais de dois anos o centro cirúrgico do hospital não funciona, pacientes tem que se deslocar as cidades vizinhas ou até mesmo a capital (Salvador) para conseguir um atendimento médico ou cirurgias.
O Vereador Julin Réis afirma que a mais de 02 anos vem cobrando nas sessões na Câmara Municipal de Vereadores e até ágora suas cobranças não foram atendidas.
Na manhã desta segunda-feira 01-06-2020 a redação do blog Cebolinha Notícias tentou por diversas vezes contato com a Secretaria de Saúde do Município de Serra do Ramalho para esclarecimentos dos fatos, e até o fechamento dessa matéria não fomos atendidos.
Blog Cebolinha Notícias.
Reportagem/ Cebolinha