banneesporte

ALERTA NO IML DE BARREIRAS, SITUAÇÃO É PRATICAMENTE INSUSTENTÁVEL

0

O Instituto Médico Legal – IML que fica sediado no município de Barreiras por questões de logística, é o responsável também por atender as cidades circunvizinhas na região do Oeste baiano.

Teoricamente o IML segue critérios rigorosos para a coleta e liberação dos corpos que chegam à instituição, realizando o cadastro do cadáver e a liberação para sepultamento. Popularmente o serviço mais conhecido é o do transporte do corpo, tradicionalmente chamado de rabecão.

Contudo, somente 02 veículos existem e estão disponíveis para atender Barreiras e a mais de 05 outras cidades vizinhas, além da falta de contingente de funcionários para cumprir a carga horária desse serviço que se faz necessário funcionar durante 24hs/dia. Salientamos que além dos médicos, existe a necessidade de uma equipe grande e preparada principalmente psicologicamente para lhe dar com o serviço prestado por um IML.

Diversos relatos e denúncias são feitas constantemente ao nosso blog por conta do precário serviço prestado no IML localizado em Barreiras, principalmente quando se trata do atendimento referente a situações de outras cidades. Em alguns casos, familiares enlutado estão tendo que esperar de dois a três dias para uma simples liberação de um corpo, com isso, parentes e amigos tem seu sofrimento de dor pela perca do seu ente querido prolongado.

No último dia 06 de abril, o vereador de Barreiras Yuri Ramon, foi em plenário fazer uma moção de repúdio ao serviço prestado por esta instituição, e o mesmo foi seguido em unanimidade por seus colegas vereadores, sendo que entre estes, dois são médicos ativos e concordaram que a situação do IML é lamentável.

_É preciso que de forma urgente se faça a ampliação desse serviço, a requalificação dos profissionais atuantes, contratação de mais mão de obra, aquisição de novos veículos e também, a independência do município de Barreiras em relação aos ademais, por se tratar do maior município do Oeste Baiano, já contando aproximadamente com 160mil habitantes._

 

 

Blog Cebolinha Notícias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.