banneesporte

Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e PM fiscalizam o cumprimento do Decreto em Santa Rita

0
Nas comunidades rurais do município está o maior número de descumprimento dos protocolos de prevenção a Covid-19

A Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal de Santa Rita de Cássia, junto à Polícia Militar da Bahia, realizaram durante o final de semana uma ação de fiscalização no município, para o cumprimento do Decreto Estadual de combate ao Coronavírus.

De acordo com a coordenação da Vigilância Sanitária, nas comunidades rurais está o maior índice de descumprimento das normas estabelecidas nos Decretos, com circulação de pessoas no horário do toque de recolher, falta do uso de máscaras, bares abertos com venda de bebidas alcoólicas, aglomerações de pessoas em festas, vaquejadas, torneios de futebol, entre outros.

“Solicitamos que a população respeite os Decretos Estaduais, esse momento não é de festas, estamos passando pela pior fase da pandemia com o aumento do número de contaminados e sem vagas disponíveis nos leitos de UTI”, pontuou a enfermeira técnica da Vigilância Sanitária, Maiana Amaral.

Na sexta-feira (16), a primeira equipe esteve nas comunidades do Peixe e Mandacaru, onde realizou duas autuações em estabelecimentos bares que não poderiam estar funcionando e vendendo bebidas alcoólicas. Já a segunda equipe atendeu diversas denúncias de aglomerações e notificaram cinco bares.

Em atendimento a uma denúncia na tarde sábado (17), a equipe encerrou uma festa com mais de 25 pessoas e na mesma tarde, atenderam também denúncias na zona rural com quatro autuações em estabelecimentos que tinham aglomerações, encerrou uma vaquejada em Itiquira, um torneio de futebol no Assentamento da Capefe, além de atendimento de outras denúncias.

À noite, a primeira equipe foi chamada para atendimento de denúncias na comunidade de Itiquira, onde se depararam com uma verdadeira festa na praça pública, som em volume elevado e muita gente aglomerada. Os bares foram notificados e foi solicitado à população para que todos fossem para casa, alguns mostraram resistência, mas a situação foi contida.

A segunda equipe ficou na área urbana do município onde foram registradas muitas ocorrências de bares abertos, festas e muitas aglomerações nas portas das casas, foram autuados oito bares.

“É um momento delicado, muitas pessoas adoecendo, até mesmo indo a óbito devido a Covid-19 e infelizmente a população não se conscientiza da gravidade e de que precisamos fazer a nossa parte para que a pandemia acabe. Continuaremos com as ações de fiscalização e autuaremos quando necessário, pois o trabalho da Vigilância, da Guarda Municipal e da Polícia Militar tem sido muito importante nesse momento”, concluiu Maiana Amaral.

Decreto Estadual  

De acordo com o Decreto Estadual nº 20.400 de 18 de abril de 2021, em Santa Rita De Cássia:

– Está proibida a locomoção noturna das 20h às 5h, até o dia 26 de abril de 2021;

– Restaurantes, bares, lanchonetes devem encerrar o atendimento presencial às 19h;

– Deliverys de alimentação estão permitidos até às 24h;

– Está proibida a venda de bebidas alcoólicas, em qualquer estabelecimento comercial. No delivery está proibido a partir das 18h do dia 23/04 até as 5h do dia 26 de Abril de 2021;

– Estão suspensas a realização de festas públicas, privadas e afins, independentes do número de participantes, até o dia 26 de abril de 2021.

Fonte:Ascom SRC

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.