banneesporte

Respiradores: Governo da Bahia não repassou ao MP-BA informações solicitadas

0
O Governo do Estado da Bahia não repassou ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) as informações solicitadas sobre as compras dos respiradores pelo Consórcio Nordeste realizadas nos primeiros meses da pandemia.

As informações foram pedidas à Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela aplicação das políticas públicas de prevenção e tratamento da Covid-19. Duas das compras dos aparelhos foram realizadas com a Pulsar e Hempcare, que não entregaram os respiradores para o governo baiano e Consórcio Nordeste, mesmo com o pagamento.

Entre as solicitações feitas pelo MP-BA estavam esclarecimentos sobre contratos com a Asano Eletronics, responsável pela entrega de 60 ventiladores (USD 16.560.000,00), questionamentos sobre o cumprimento do contrato com a Pulsar, que deveria ter entregue 750 aparelhos respiradores, sendo 450 para o Consórcio Nordeste e 300 à Bahia, e o contrato firmado com a Hempcare para a compra de 300 respiradores (R$ 48.748.575,82). Essa última compra malsucedida se tornou pivô de uma crise dentro do governo baiano.

As informações constam no documento repassado pelo Ministério Público da Bahia ao Ministério Público Federal, solicitado pela CPI da Covid-19, que deve aprovar ainda nesta quarta um requerimento para convocação do governador Rui Costa.

Em resposta, a Sesab limitou-se a informar a remessa dos processos de aquisição à Procuradoria-Geral do Estado, que ficaria responsável pelo atendimento das demandas ministeriais.

O MP-BA também pediu, complementarmente cópias dos processos de aquisições dos aparelhos respiradores à Procuradoria-Geral do Estado, que em resposta remeteu cópias dos documentos já apresentados pelo Estado da Bahia, sem terem sido enfrentados os questionamentos formulados pelo MP-BA.

 

 

 

 

 

Fonte:Política Ao Vivo
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.