banneesporte

IFBA está com inscrições abertas para cursos técnicos em 21 unidades

0

Com 4.325 vagas ofertadas em 21 campi e distribuídas entre 38 cursos de diferentes modalidades e áreas, entre elas, Eletromecânica, Meio Ambiente e Sistemas de Energia Renovável, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebe inscrições para o Processo Seletivo de ingresso aos cursos técnicos em 2022. As inscrições, gratuitas, iniciaram no dia 25 de outubro e seguirão até o dia 17 de dezembro.

A seleção ocorrerá por meio da análise de histórico escolar ou documentos alternativos listados no edital, para aquelas (es) que não obtenham o histórico escolar no prazo. Os documentos deverão ser apresentados digitalmente, no ato da inscrição.

Para se inscrever, as (os) candidatas (os) deverão utilizar os seus números de CPF para criar o cadastro no sistema do processo seletivo, não sendo permitida a utilização de documentos de responsáveis legais.

Novidades – Como uma das novidades da seleção foi estabelecida a equivalência de nota para estudantes que tenham cursado ao menos um dos anos escolares no modelo de Ano Continuum – regulamentado pela Lei 14.040/2020, que estabelece normas educacionais a serem adotadas, em caráter excepcional, durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.

Em casos de candidatas (os) que participem da seleção com documento escolar que utilize notas de exames como Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será necessário anexar documento com assinatura e carimbo ou certificação digital.

As notas a serem digitadas no sistema devem ser exatamente as mesmas do documento escolar, sem necessidade de conversão pela “Tabela de equivalência de notas e conceitos” do edital.

Cotas raciais e combate a fraudes – Mariucha Ponte, coordenadora do Departamento de Seleção de Estudantes (Desel), lembra que, com a recente implementação da banca de Heteroidentificação Racial de pessoas negras, conforme a Resolução nº 24/2021 do Conselho Superior (Consup) do IFBA como uma ação de combate a fraudes em cotas raciais, as (os) candidatas (os) que passaram a escolaridade toda em escola pública e que optarem por concorrer às vagas reservadas para pessoas negras, precisarão anexar no sistema de inscrição: uma foto frontal, uma foto de perfil, um vídeo conforme orientações do edital, e o documento preenchido da Autodeclaração Racial de pessoa Negra, disponível nos anexos do edital.

“É importante atentar ao tipo de vaga que o/a candidato/a irá optar por concorrer na sua inscrição, pois, com a implantação da banca de Heteroidentificação racial de pessoas negras, caso seja identificada tentativa de fraude nessas cotas, a inscrição será desclassificada e não haverá direito a nova chance em nenhuma outra vaga deste processo seletivo”, alerta a coordenadora.

Vagas – Ao todo, serão ofertadas 4.325 vagas, em 21 campi, sendo 2.155 para 20 cursos integrados (ensino médio + técnico), 2.130 para 17 cursos subsequentes (técnico para aqueles que já têm o ensino médio) e 40 para 1 curso concomitante (ensino médio em outra instituição e técnico no IFBA).

Os editais por modalidade de cursos: integrado, subsequente e concomitante; estão disponíveis em formato PDF, na página da seleção. Em breve, serão disponibilizadas versões adaptadas à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no site do processo seletivo ou ainda por meio do contato com os responsáveis pela seleção nos campi do IFBA ou no site.

 

Fonte:Voz da Bahi

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.