Vacina contra a dengue desenvolvida pelo Butantan entra na reta final do estudo clínico; entenda

0

Um homem foi preso depois de avançar o carro sobre uma multidão e atropelar pelo menos 10 pessoas durante uma festa na cidade de João Dourado, na região norte da Bahia, na noite deste sábado (20).

De acordo com o G1, o caso aconteceu durante uma comemoração promovida por apoiadores do prefeito eleito, Di Cardoso (PL), na Praça da Feira.

A assessoria do prefeito informou que o veículo chegou a arrastar algumas vítimas pela rua. Outras pessoas que estavam na festa tentaram impedir que o motorista fugisse, tombaram o veículo na pista e tentaram agredi-lo.

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada após a tentativa de agressão. Os policiais fizeram disparos para o alto, dispersou a multidão e encaminhou o motorista para a Delegacia Territorial de Irecê, cidade vizinha.

As vítimas foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ainda segundo a assessoria do prefeito, as pessoas atropeladas sofreram somente escoriações. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

Segundo o Butantan, os ensaios clínicos de fase três estão na reta final e a expectativa é de que os testes sejam concluídos até 2024, no entanto não há um prazo para que o imunizante esteja disponível para os brasileiros, processo que depende do cumprimento de uma série de normas estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para Alexandre Precioso, diretor do Centro de Segurança Clínica e Gestão de Risco: Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia, mesmo com a chegada da vacina é preciso que a população siga mantendo as ações de profilaxia contra a doença, ou seja, evitar a reprodução do mosquito Aedes Aegypti eliminando água parada, conforme orienta o Ministério da Saúde.

As pessoas vacinadas vão evitar hospitalizações e mortes e isso vai tornar a dengue controlada no país. Em qualquer situação é importante agir na prevenção. Na saúde pública a prevenção de doenças é feita principalmente a com vacinas”

Neuza Maria Frazatti Gallina,
Gerente de projetos do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas Virais do Butantan.

 

Fonte:Tudo Celular

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.