GCM de LEM emite balanço das atividades desenvolvidas nos últimos dias

0

Cerca de 22 ocorrências de perturbação do sossego, em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, foram registradas entre os dias 05 a 10 de novembro do ano corrente, não havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM para recolhimento de equipamentos.

Em casos onde ocorre a perturbação do sossego, o primeiro passo que os responsáveis devem tomar é de tentar, ao máximo, encontrar uma solução pacífica entre as partes envolvidas.
Porém, como nem tudo é simples, em momentos que a parte que está perturbando continuar o desrespeito, será necessário implementar as sanções estabelecidas dentro do Regimento Interno e, em certa medida, até mesmo aplicar a Lei de Contravenções Penais.

Para definir, a Secretaria de Segurança utiliza como parâmetro o que a Organização Mundial da Saúde define como o limite para que o som não afete a audição humana além da perturbação de sossego. Nesse sentido, a quantidade de decibéis permitido em nosso Município é de 70 (dB).

Guarda Civil Municipal e Operação Comércio Seguro

A operação Comercio Seguro se baseia em uma cultura de prevenção, incentivando o uso de medidas simples e práticas que colaboram com a segurança pública. A Guarda Civil Municipal, em parceria com a comunidade, adota inovações comportamentais que fortalecem a proteção no ambiente comercial.

Policiamento ostensivo GCMs:

A Guarda Municipal é responsável por realizar patrulhas preventivas ostensivas em áreas urbanas e rurais, visando prevenir a ocorrência de crimes, garantir a segurança da população e coibir atividades ilícitas. Portanto, em suas atividades de policiamento e fiscalização, a guarda municipal pode realizar abordagens a pessoas e veículos visando prevenir a ocorrência de crimes e infrações, garantindo a segurança pública e a ordem social.

Em suas atividades rotineiras de patrulhamento pelo bairro Jardim das Acácias, por volta das 10h30min do dia 05, individuo foi visto realizando manobras perigosas na Avenida Antônio Carlos Magalhães. Ao ser emitida ordem de parada, empreendeu fuga, levando a um acompanhamento tático que culminou em sua interceptação próximo de sua residência. O condutor identificado como (M.F.S) possuía em mãos sua CNH provisória vencida e o veículo, motocicleta com ausência de placa, escapamento adulterado com descarga livre, ausência de retrovisores e licenciamento em atraso. Com o apoio da Sutrans, o veículo foi removido ao Pátio da Secretaria de Segurança e tomadas as providências legais.

Por volta das 07h do dia 06, no bairro Santa Cruz, dois indivíduos furtam aparelho celular de uma cidadã em via pública. A Guarnição foi informada e em busca dos meliantes em um lava-jato que segundo informações da vítima haviam entrado após o roubo, nada foi encontrado. A cidadã na oportunidade e agradeceu pelo serviço prestado, apoio e atenção da GCM. As buscas pelos assaltantes continuam e boletim de ocorrência registrado.

GCM atende chamado de ameaça, violência psicológica.

Por volta das 15h25min, a Guarnição foi acionada via central que mãe e filha sofriam ameaças do senhor por iniciais (S.A.S.C), que segundo uma das vítimas, tratava-se de seu ex companheiro que inconformado com a separação e mesmo diante das medidas legais, se dirigia a sua residência constantemente para fazer ameaças lhe trazendo transtornos psicológicos quanto também a sua filha. O individuo dizia ter implantado drogas e armas dentro da casa a fim de incriminá-la diante das autoridades policiais. A Guarnição prestou buscas no imóvel e também no veículo do suspeito que se encontrava estacionado em frente a residência da vítima e nada de ilícito foi encontrado. Diante disso, o individuo continuou a fazer ameaças a vítima, se fazendo necessário o encaminhamento para a Delegacia de polícia para Boletim de ocorrência, ficando ambos sob as autoridades competentes.

Nas imediações do bairro Jardim das acácias no dia 06 as 23h10min, a Guarnição se fez presente mediante um chamado via central para ocorrência de desentendimento familiar. Segundo informações prestadas aos GCMs, o senhor por iniciais (A.L.F) mantinha sob pressão de ameaças sua irmã e mãe. Uma das vítimas disse ser constante o incomodo de seu irmão, trazendo transtornos para sua mãe já idosa. Após ser flagrado, foi dado voz de abordagem, e resistido as ordens legais fez-se necessário uso de força maior, sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia. A irmã do acusado também se dirigiu a DP para prestar depoimento.

Ainda no decorrer do dia 07, dois casos de violência domestica foram registrados. Um deles ocorreu no bairro Jardim das Acácias e outro no Centro da cidade.

Ao realizar rondas pelo bairro Jardim das Acácias, a Guarnição foi abordada por um civil informando que um homem se encontrava em uma loja na Avenida JK, e aparentemente alterado (surto) e com tom de ameaças a atendente (sua ex). A Guarnição foi ao local e constatando o fato deu voz de parada ao indivíduo que agressivamente partiu para cima dos agentes, sendo necessário uso de força e algemas para conte-lo. A vítima foi encaminhada para a Delegacia para boletim de ocorrência, porém a mesma não quis prosseguir com a ação. O individuo foi levado ao Pronto Atendimento para cuidados médicos e em seguida entregue ao parente responsável.

Ainda no decorrer do dia 07, realizando rondas de rotina pelo bairro Nova Brasília, a viatura da GCM foi abordada pela equipe do Conselho Tutelar que estivera em uma visita na residência de uma senhora, e foram surpreendidos pelo esposo da vítima que, com voz de ameaças e palavras de baixo calão e muito alterado gritava com sua companheira e por esse motivo estavam em busca de ajuda. A Guarnição se dirigiu até o local, e de fato constatou a vítima aos gritos, e dada voz de prisão o agressor reagiu, sendo necessário uso de algemas. Na casa foi encontrado uma arma e munições que com o indivíduo foram encaminhados para a Delegacia para tomadas das providências necessárias pelas autoridades locais.

Por volta das 10h00 a Guarnição foi acionada para prestar apoio aos GCMs na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde um cidadão se passava por Vigia da UPA há quatro dias. O individuo foi detido e encaminhado a Delegacia e Policia para tomadas de medidas plausíveis na Lei.

Em rondas pelo bairro Jardim das Oliveiras, a Viatura da GCM foi abordada por populares, informando-os de uma colisão em local próximo. Ao chegar no endereço informado, o SAMU já se encontrava prestando socorro a vítima acidentada. Durante o atendimento do Samu, o causador do acidente fugiu, e em busca do mesmo pelas proximidades, o carro foi encontrado com o condutor e dada a voz de abordagem, foi feita a busca pelo veículo e nada foi encontrado, após chegada da SUTRANS, o veículo foi transferido para o Pátio e condutor encaminhado para atendimento médico devido ferimentos, ao ser liberado foi conduzido ao DISEP para medidas legais dos procedimentos policiais.

No decorrer do dia 09, por volta das 23h12m, a GCM foi acionada para atendimento de ocorrência no Bosque dos Girassóis, na Ria 1100 de desentendimento seguido de agressão. No local, a vizinha a qual teria feito a denúncia, relatou que o individuo adentrou com o veículo em alta velocidade ao portão da casa da vítima e aparentemente embriagado seguiu agredindo sua companheira. Foi dada voz de prisão, abordado, revistado e conduzido ao DISEP ficando sob a responsabilidade das autoridades para tomadas medidas cabíveis.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão. Também indica a responsabilidade que cada órgão público tem para ajudar a mulher que está sofrendo a violência.

A Secretaria de Segurança de Luís Eduardo Magalhães, assim como a Lei Maria da Penha, classifica os tipos de abuso contra a mulher nas seguintes categorias: violência patrimonial, violência sexual, violência física, violência moral e violência psicológica

Por volta das 22h40min, a viatura em rondas se deparou com populares com pedidos de socorro a um senhor com ferimentos graves na cabeça. Segundo populares foram feitas várias ligações ao Samu, porém sem sucesso. A Guarnição também efetuou ligações e diante da ausência de respostas, populares resolveram socorrer a vítima e levá-lo ao Pronto Socorro, sendo acompanhado pela viatura da GCM. A vítima foi recebida pela equipe da Unidade e ficou em observação.

Individuo é abordado pela GCM no centro da cidade fazendo manobras em motocicleta. Em conversa com os agentes, foi feita as tomadas de medidas e com apoio da Sutrans, a moto foi removida para o Pátio, ficando à disposição da mesma.

A Guarda Civil Municipal é composta por servidores engajados não só por interesse de classe, mas comprometidos com o bem da coletividade na qual estão inseridos, restando, pois, a estes o dever inabalável de bem servir, proteger os bens e instalações, bem como as vidas nesta municipalidade. A Guarda Civil Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, (77) 99802-9972, ou através do WhatsApp (77)3628-3862.

 

Fonte:GCM LEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.