Nova Iluminação em LED: A Capital do Oeste alcança 90% de modernização na sede e os trabalhos avançam em localidades da zona rural
Desde janeiro, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Concessionária Ilumina Barreiras, está realizando um dos maiores projetos de modernização, manutenção e telegestão de iluminação pública do interior da Bahia. A iniciativa, uma Parceria Público-Privada (PPP) pioneira na região, já transformou 90% da iluminação na sede com a instalação de luminárias de LED, oferecendo mais segurança e eficiência energética para os moradores.
Agora, com grande parte da sede do município modernizada, o cronograma de trabalho avança em localidades da zona rural, que exigem atenção especial devido aos desafios locais. Diversos povoados, como o Rio de Pedras, já começaram a receber iluminação 100% LED, nos próximos dias, a Ilumina Barreiras atuará nas seguintes localidades: Campo Erê, KM 30, Cerradão, Rio Branco, Mata do Puba, Mata da Cachoeira, Boca do Gerais, Tamanduá, Gentil, Malha do Jatobá e Forquilha do Rio.
Segundo o gestor do Ilumina Barreiras, a expansão para essas áreas faz parte do cronograma de trabalho e será desenvolvido respeitando os desafios e características próprios da atividade em localidades afastadas, assim como observando as questões climáticas e a atualização do sistema via internet.
“Nós trabalhamos com uma estrutura robusta, são 20 colaboradores e 7 equipes operacionais equipadas com cinco caminhões, que atuam tanto na modernização quanto na manutenção do sistema de iluminação. A PPP de iluminação pública de Barreiras já se destaca como referência em iluminação pública na Bahia e atrai a atenção de outras cidades, como Guanambi, que recentemente enviou representantes para conhecer de perto o funcionamento e as inovações implementadas no município”, pontuou Alan Pereira.
O prefeito de Barreiras registrou sua alegria com o sucesso e eficiência da PPP. “Fico muito feliz em deixar mais esse legado para a nossa Capital do Oeste, tivemos a coragem e a determinação de abraçar esse projeto, que cumpriu um longo e delicado percurso até o leilão na B3 em São Paulo e hoje nós podemos colher os frutos, com a oferta de um sistema de iluminação em LED que proporciona eficiência energética e reduz custos, proporcionando uma iluminação pública de qualidade para todos os cidadãos, seja na sede ou na zona rural”, destaca Zito Barbosa.
Ele informa ainda que a Prefeitura continuará compartilhando atualizações do projeto, incluindo serviços inéditos e detalhes dos trabalhos na zona rural, através de suas redes sociais, como forma de possibilitar que a população acompanhe essas importantes transformações na oferta dos serviços de iluminação pública da cidade.
Fonte:DIRCOM PMB