Polícia Técnica de Barreiras aponta autoria de crime após análise de impressão digital
Um fragmento de impressão digital encontrado na maçaneta de um imóvel comercial, na cidade de Cristópolis, foi conclusivo para a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Barreiras apontar autoria do crime.
O vestígio foi coletado pela equipe, passou por tratamento com o objetivo de melhorar a qualidade da amostra e foi inserido no sistema para pesquisa no banco de dados. “Fazer todo o processo na própria Coordenadoria garantiu mais celeridade na nossa resposta, o laudo foi concluído em apenas 4 dias”, pontuou a Perita Técnica Amanda Clécia dos Santos.
A perícia realizada em janeiro já utilizou a solução tecnológica que foi descentralizada pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) em dezembro do ano passado. O Sistema BEST é um módulo específico, adquirido pela Polícia Técnica, para pesquisa e confronto de impressões digitais encontradas em locais de crime com as do banco de dados do IIPM.
Esta solução permitiu a descentralização deste tipo de perícia. “Antes esses vestígios precisavam ser encaminhados para Salvador, agora nós implantamos terminais e capacitamos as equipes do interior para realizarem a consulta direto no sistema”, explicou Bruno Fróes, Diretor do IIPM.
Fonte: ASCOM-DPT