banneesporte

EM QUEM MESMO VOTEI ?

0

80% dos brasileiros não sabem em quem votaram para o Congresso; especialistas explicam a “amnésia coletiva”.

A ideia é relativamente conhecida e parece simples. Você elege um parlamentar para representá-lo, e o acordo é: ele age em seu nome e você o fiscaliza para verificar se, no fim das contas, ele está fazendo bem o trabalho para o qual foi escolhido.
Mas como fazer isso sem sequer se lembrar do nome desta pessoa?

Foi divulgada uma pesquisa pelo instituto Idea Big Data, a pedido do Woodrow Wilson Center, dos Estados Unidos, indica que 79% dos brasileiros entrevistados não se recordam em quem votaram para deputado federal e senador na última eleição. Ou seja, oito em cada dez eleitores não se lembram em quem votaram para o Congresso Nacional em 2020.

E por que isso acontece? Existe causa para essa espécie de “amnésia coletiva”?

Para o fundador do instituto que conduziu a pesquisa, o economista e professor Maurício Moura, há quatro fatores que ajudam a explicar esse fenômeno: as eleições parlamentares são realizadas ao mesmo tempo em que se escolhe o presidente e os governadores o sistema de voto proporcional o tempo curto de campanha o nível de educação do eleitor médio brasileiro Moura, que já trabalhou em campanhas em países como Estados Unidos e França, afirma que, durante as eleições gerais no Brasil, a atenção acaba se concentrando na escolha de governador e de presidente.

“O eleitor está muito mais conectado às disputas majoritárias e acaba adiando a decisão do voto nos seus parlamentares”, diz.

 

 

Blog Cebolinha Notícias
Por: LEANDRO PRAZERES DO UOL, EM BRASÍLIA.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.