Protagonismo estudantil e literatura: Primeira Feira Literária da Bacia do Rio Corrente celebra cultura do oeste baiano

0

O protagonismo estudantil de Santa Maria da Vitória (BA) será pela primeira vez o foco de uma das principais demonstrações artísticas do país: a literatura. A I Feira Literária da Bacia do Rio Corrente: Ecoar das Margens, será um grande encontro de expressões culturais, literárias e educativas voltado à valorização das vozes do interior da Bahia, nos dias 15 e 16 de maio de 2025.

O evento inédito na região, reunirá escritores, artistas, estudantes, professores e a comunidade em dois dias de intensa programação cultural, no Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), parceira do projeto, e no Teatro Marilene Matos, em Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia, destacando a programação diversificada da Feira.

A Ecoar das Margens é um projeto que foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (N° 01/2024), através do Programa Bahia Literária, com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, direcionada na modalidade fomento à execução de ações culturais, de acordo com o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura – Lei nº 12.365/2011, o Plano Estadual de Cultura – Lei nº 13.193/2014, o Plano Estadual de Educação da Bahia – Lei Estadual nº 13.559/2016, a Lei Federal nº 14.133/2021.

Idealizada pelos professores do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Corrente (CETEP) que compõem o Coletivo Cultural Balaio, com apoio da Coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFOB, a feira nasce com o objetivo de promover o acesso à literatura, estimular a leitura, fortalecer identidades locais e dar visibilidade às produções de autores da Bacia do Rio Corrente — território marcado pela diversidade de povos como quilombolas, ribeirinhos, barranqueiros e comunidades tradicionais

Conexões com a literatura 

A “Ecoar das Margens”, contará com lançamentos de livros, palestras, oficinas, peças teatrais, exposições, apresentações musicais, rodas de conversa e um espaço especial voltado à inclusão e acessibilidade.

A escritora Jovina Souza, referência da literatura negra baiana, é presença confirmada como convidada especial. Ao todo, seis livros de autores da região serão lançados durante o evento, incluindo o de um ex-aluno do CETEP.

Além disso, a programação inclui a participação de editoras como a Editora Cogito, Mondrongo, Rita Pinheiro e a Distribuidora de Livros Corado, feira de livros, troca de obras via “Geladeira Literária”, além de apresentações de grupos culturais tradicionais, como capoeira e chula. Líderes transformadores A primeira edição da Feira Literária, é resultado de várias ações e projetos anteriores relacionados à literatura, já realizados no âmbito da Escola CETEP Bacia do Rio Corrente.

Esse protagonismo estudantil será colocado em prática durante o evento. Líderes de classe estarão envolvidos na organização da feira por meio de uma Coordenação de Articulação Estudantil específica, que será responsável por integrar os estudantes da rede estadual na realização do evento.

Dez deles atuarão como produtores locais em suas respectivas cidades, e mais 22 alunos (as), selecionados, atuarão como monitores na feira, recebendo bolsas pelos trabalhos prestados.

Pré-feira e Ebook 

Como parte da pré-feira, será realizada a Caravana Literária do Corrente, que visitará os 11 municípios pertencentes ao Território de Cultura, promovendo oficinas de práticas literárias com duração de 4 horas voltadas exclusivamente para alunos (as) de escolas públicas estaduais.

Cada oficina atenderá cerca de 30 alunos, com o objetivo de produzir obras que serão exibidas na feira e, posteriormente, poderão ser publicadas no eBook.

E falando em Ebook, essa ferramenta digital será produzida por um corpo editorial constituído para trabalhar na publicação do produto final da Feira.

Toda a experiência vivenciada pelos participantes e resultados, serão publicados neste formato, valorizando ainda mais as produções literárias do Território, servindo também como inspiração para futuras iniciativas.

Serviços sociais

Um dos diferenciais do evento é seu compromisso com a inclusão social e acessibilidade: haverá intérpretes de Libras, espaços adaptados, apoio da APAE local e ações educativas para garantir que todos possam participar plenamente. Haverá também um espaço reservado para oferta de pequenos serviços de saúde, como testes rápidos.

A Feira também mobilizará a comunidade com a arrecadação de alimentos para o programa Bahia Sem Fome.

A iniciativa representa um marco na agenda cultural de Santa Maria da Vitória, consolidando a literatura como ferramenta de transformação social e valorização das raízes do povo da Bacia do Rio Corrente, fortalecendo também a integração da população do Oeste da Bahia, interligadas por importantes rios e, agora, pela força da educação que transforma.

SERVIÇO

I Feira Literária da Bacia do Rio Corrente: Ecoar das Margens

Data: 15 e 16 de maio

Local 1: Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), parceira do projeto, em Santa Maria da Vitória, localizado na Praça Argemiro Filardi, s/n, no Bairro Sambaíba.

Local 2: Teatro Marilene Matos, situado no Centro Territorial de Educação da Bacia do Corrente (CETEP), na Avenida Roberto Santos, s/n, Bairro Sambaíba

Cidade: Santa Maria da Vitória (BA)

 

Fonte:GOV BA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.