Em Barreiras, abertura do VI Leite Oeste Bahia reforça protagonismo da pecuária leiteira no desenvolvimento regional

0

O encontro é uma realização da Crio Agronegócios, com apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, além de diversas entidades parceiras. A mesa de abertura contou com a presença do prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira; do vice-prefeito Túlio Viana; do secretário municipal de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto; do secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Pablo Barrozo; do prefeito de Santa Rita de Cássia e presidente do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), Zezo Aragão; e do coordenador do projeto Leite Oeste Bahia, Ubirajara Ferreira Zapponi.

Também compuseram a mesa o prefeito de Ibotirama, Laércio Santana, o presidente da Cooperleite, Orlando Bispo; gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso; presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Rosi Cerrato; assessor da Secretaria Estadual de Agricultura, Paulo Baqueiro; vice-presidente do Sistema Faeb, Carminha Missio; presidente da Acrioeste, Gil Areas; demais representantes e instituições parceiras.

Durante a cerimônia, foi destacada a trajetória de fortalecimento do setor desde a criação do projeto Leite Oeste Bahia, em 2018. Este ano o evento tem como tema “O produtor de leite e as tecnologias”, e busca integrar produtores, cooperativas e órgãos públicos em torno da inovação, da sustentabilidade e da valorização da cadeia produtiva.

Em sua fala, Ubirajara Zapponi, coordenador do projeto, ressaltou a importância do encontro como espaço de integração e planejamento. “Essa noite foi muito significativa para todos nós da cadeia produtiva do leite. Reunimos mais de cem pessoas, entre produtores, associações, cooperativas, prefeitos de dez municípios, consórcios e secretarias de agricultura. Desde 2018, o propósito do encontro é justamente esse: unir os diferentes atores, debater estratégias e construir caminhos para um desenvolvimento que vem crescendo de forma consistente, com resultados expressivos em toda a região”, destacou.

Já o secretário estadual de Agricultura, Pablo Barrozo, reforçou o papel do evento como espaço de atualização técnica e científica. “Quando falamos em fortalecer a cadeia produtiva do leite, estamos falando de garantir dignidade e sustentabilidade para quem vive no campo. O Oeste da Bahia tem potencial e conhecimento para ser referência, mas isso só será possível com diálogo, organização e políticas públicas que assegurem acesso a novas tecnologias e condições que fortaleçam a produção no campo. Parabenizamos a gestão municipal e todos os envolvidos na realização deste evento que mobiliza toda região. Essa é hora de unir esforços e valorizar a produção local”, afirmou.

O prefeito Otoniel Teixeira destacou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do agronegócio e o desenvolvimento sustentável da cadeia leiteira. “Barreiras tem um papel central no avanço da pecuária leiteira no Oeste da Bahia. Nosso compromisso é continuar criando condições para que o produtor rural cresça, tenha acesso à tecnologia, à assistência técnica e aos mercados. O Leite Oeste Bahia é mais que um evento, é um símbolo da força da nossa região, da união entre os municípios e das políticas públicas que geram oportunidades e transformam vidas. Seguiremos firmes para que Barreiras continue sendo referência em inovação, produtividade e qualidade de vida para quem vive do campo”, afirmou o prefeito.

Na oportunidade, o prefeito Otoniel Teixeira assinou o termo de convênio com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras com foco no desenvolvimento de pesquisas na agricultura, também com a CRIO Agronegócios, com o objetivo de dar continuidade ao projeto Leite Oeste Bahia. O gestor municipal recebeu ainda, uma motocicleta entregue pelo Consid para o trabalho de assistência técnica e acompanhamento aos produtores rurais do município.

A programação do VI Leite Oeste Bahia segue até o dia 1º de novembro, com palestras, painéis, cursos e o tradicional Leilão Leite Oeste Bahia, eventos que serão realizados no Campus IX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e na Fazenda Água Doce. Outra novidade desta edição do evento, é o I Festival de Queijos e Vinhos, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Praça Castro Alves, a partir das 18h, que promete reunir o público em uma celebração dos sabores e da produção regional.

Fonte:Dircom/PMB

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.