banneesporte

Operação policial resgata mais de 450 aves em situação de maus-tratos no Sul da Bahia

0

Filhotes de papagaio, periquitos e aves de outras espécies estavam mantidos aprisionados em cativeiro e preparados para serem comercializados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Entre as aves resgatadas estão filhotes de papagaio — Foto: Divulgação/PRF

Entre as aves resgatadas estão filhotes de papagaio

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na sexta-feira (19), eles foram acionados pelo Inema, em Itabuna, para averiguar uma denúncia de crime ambiental. A informação era de que centenas de pássaros silvestres eram mantidos aprisionados em um imóvel.

Equipes da PRF e do Inema foram até o local e, ao adentrarem na residência, constataram os animais. Ainda segundo a PRF, as aves estavam amontoadas em caixas de papelão, gaiolas e viveiros, e em condições precárias de falta de higiene, cobertas com fezes e urina. Além disso, as aves estavam sem água, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar. Muitos estavam desidratados e debilitados, sendo que alguns já foram encontrados mortos.

Também foram apreendidos no local diversos apetrechos utilizados na captura ilegal desses animais.

Foram encontrados também galos de rinha — Foto: Divulgação/PRF

Foram encontrados também galos de rinha — Foto: Divulgação/PRF

Os policiais continuaram a abordagem, e encontraram em um imóvel vizinho 42 galos de rinha. A PRF explicou que esses animais são utilizados em competições ilegais, para duelarem entre si, muitas vezes até a morte.

De acordo com a polícia, ao todo foram resgatados 413 aves silvestres, sendo que oito morreram, além dos 42 galos.

As aves silvestres foram encaminhadas para o CETAS de Cruz das Almas. Lá eles serão triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e biólogos, onde passam por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. Já os galos foram entregues na sede da Cavalaria do 15° do CPM-BA.

O responsável pelo aprisionamento ilegal dos animais foi identificado e a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil, em Mascote, para instauração do inquérito policial e demais procedimentos cabíveis.

Animais silvestres serão tratados antes de serem devolvidos à natureza — Foto: Divulgação/PRF

Animais silvestres serão tratados antes de serem devolvidos à natureza —

 

 

 

 

POR/ G1 Bahia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.